Vai investir no agronegócio brasileiro? Antes, leia este conteúdo.

investir no agronegócio brasileiro

Você já parou para pensar por que investir no agronegócio brasileiro tende a dar certo?

Considerando o Agro como investimento, quais os pontos positivos que podemos citar?

  • O agronegócio representa boa parte do PIB e da balança comercial do país,
  • O Brasil é o 3º maior produtor e exportador de commodities agrícolas no mundo,
  • O país tem vantagens como a disponibilidade e produtividade das terras,
  • O Brasil tem alto potencial solar, o que colabora com a fotossíntese,
  • Aqui temos muitos biomas, como Amazônia, Cerrado, etc.

 

(Fonte: FIA, 2018)

 

Existe uma lista enorme a favor do Brasil quando o assunto é Investimento no Agronegócio. Portanto, sim: o Brasil é o melhor lugar hoje para se fazer investimentos no agronegócio.

Agora, sendo assim, será que basta comprar terras e começar a plantar para ganhar dinheiro com o agronegócio do Brasil? Na verdade, não!

 

Investir no agronegócio brasileiro

 

Todo mundo que é sensato, ao menos um pouco, sabe que todo investimento tem que ser estudado. É preciso considerar os custos de produção, os ROIs (Retornos sobre Investimentos), a implantação, a legislação do País e, obviamente, a lucratividade do negócio.

Você acha que a Análise de Investimentos é um tema importante para o agronegócio? Se você respondeu sim, saiba que está no caminho certo.

Por que muitas pessoas pensam o seguinte: “O Brasil é um país rico ambientalmente, portanto, tudo que se planta aqui dá certo”. Será que é assim mesmo que isso funciona? Já vamos te provar que não!

Que o Brasil é um país altamente produtivo nós já sabemos, mas leve em conta agora o seguinte exemplo! Imagine que você tenha uma terra produtiva. Será que o lucro é certo para a sua empresa? Isso depende… E sabe do que depende? Da Análise de Investimentos!

Porque a sua terra pode ser a mais produtiva do mundo, mas existem outros fatores que influenciam na sua tomada de decisão e no fato de você conseguir ou não ganhar dinheiro com esses investimentos.

Achou difícil? Fique tranquilo porque não é!

 

Como isso funciona

Você pode plantar eucaliptos e ganhar dinheiro com isso porque a terra é produtiva.

Mas, antes de fazer isso, estude a sua situação e considere, por exemplo, se você está longe demais do seu comprador. É muito comum vermos no setor florestal investimentos ruins que não dão certo por uma simples questão de logística! O setor florestal tem tudo a ver com a logística e ela é determinante na sua análise de investimentos. Isso é muito importante para saber se o seu investimento vai dar certo. Entende? Logo, apenas ter uma terra produtiva não basta!

Se você gostou dessa breve introdução e pequeno exemplo, saiba que ficamos muito felizes porque é a partir desses estudos que ficamos cada vez mais aptos a termos negócios lucrativos. E no agronegócio vale a mesma ideia!

Ter um negócio altamente lucrativo no agronegócio é totalmente possível e provável! Agora, se você ainda não tem expertise para isso, o melhor conselho que podemos dar é sobre estudar o assunto.

Leia, compartilhe, estude e nunca deixe de lado a sua Análise de Investimentos no Agronegócio. Se no decorrer do conteúdo você viu que temos muitos motivos para acreditar que os investimentos na área do agronegócio tendem a dar certo, vamos agora ver o outro lado da moeda.

Se você não fizer uma Análise de Investimentos no Agronegócio poderá acabar tendo resultados ruins.

 

O que seriam os resultados ruins?

Como você viu no exemplo, é ter uma terra produtiva, mas não ter uma boa logística. E, além disso, não podemos deixar de considerar a nossa matriz de transporte com defasagens tecnológicas ou mesmo a escassez de mão de obra qualificada, a restrição de investimento estrangeiro e até mesmo a falha com as ferramentas de gestão. Tudo isso pode atrapalhar o seu investimento no Agronegócio.

Por fim, entenda este conteúdo como sendo apenas uma indicação para você pensar com cuidado em investir no Agro ou que já tenha feito isso e está em busca de respostas.

A Análise de Investimentos no Agronegócio é importante para você investir melhor nos seus negócios do Agro e agregar mais valor para a sua empresa!

 

 

Vá além!

Com tudo que você pode aprender no mercado, como no curso da Forest Class, você vai ter melhores respostas para tomar decisões mais assertivas para saber se o seu investimento é bom ou ruim! Afinal, você já parou para se perguntar o que é um investimento?

No dicionário, é uma aplicação de capital agora para riqueza no futuro. Isto é, um dinheiro que você investe hoje para colher multiplicado amanhã. Concorda?

Assim, comprar terras, comprar máquinas e equipamentos, frotas para transporte de carga, novos softwares de gestão tudo isso é investimento. Sendo que no futuro você terá grandes chances de reduzir custos ao longo prazo, por exemplo.

E não se esqueça de que o Brasil é o 3º maior produtor e exportador de commodities agrícolas no mundo e quando você consegue fazer uma Análise de Investimentos correta, o resultado tende a dar certo – mesmo! Esteja preparado para a greve nos transportes, para os altos custos dos insumos e tenha sempre uma tomada de decisão assertiva que seja focada na sua experiência, na sua intuição e no seu conhecimento!

 

Assim, se você está dentro do agronegócio e quer investir nele do jeito certo, buscando os melhores resultados, pode encontrar na Forest Class um parceiro para a sua capacitação profissional.

Estar perto dos principais líderes do mercado é um passo importante nesse desenvolvimento de sucesso, afinal, o networking é hoje em dia a forma mais eficiente de se manter atualizado sobre as tendências e desafios do mercado.

Clique aqui e conheça agora o curso

 

Fique por dentro das novidades e tendências do setor acompanhando nossa página.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

 

Forest Class Network Courses
[email protected](67) 99252-4404
Rua Sagitária, 59 – Campo Grande
Mato Grosso do Sul, Brasil